Qualquer veterinário, clínica, criadores, proprietários de animais podem ser cadastrados no SIRAA em toda América Latina. Os profissionais que tenham interersse em fazer os cadastros (Kenneis Clubes, Veterinários, Prefeituras, Entidades Protetora de Animais, etc..) devem solicitar seu cadastramento através do site ou enviando e-mail para siraa@siraa.org que pode ser nos idiomas Inglês, Francês, Espanhol ou Português.

É necessário efetuar o cadastro do animal no banco de dados, como também cadastrar o proprietário/responsável.

Os interessados, após aprovação através de consulta nos órgãos competentes do País do solicitante, receberão Login e senha para efetuar o acesso ao banco de dados oficial do SIRAA.

Este Banco de dados é Oficial em Vários países e será obrigatório para os aniamis que serão enviados à Europa.

Este sistema não tem custo, seja para veterinários, criadores, prefeituras, entidades protetora de animais, Kenneis Clubes ou qualquer interessado.

Padrão do Microchip, etiquetas, embalagem e formulário para cadastro: O Microchip a ser implantado nos animais deverá estar de acordo com as normas internacionais ISO11784, ISO11785, possuir tamanho de 12x2mm, comprovar possuir camada de substância ou produto antimigratório e deverá ser enviado esterilizado, embalado separadamente, acompanhado de 6 (seis) etiquetas de tamanho 24,5x63,5mm em cada embalagem contendo os 15 números do microchip e um código de barras padrão Code39 também referente a numeração do Microchip, e poderá ser adquirido de qualquer fornecedor no Brasil. O registro deverá ser efetuado exclusivamente no banco de dados oficial. Além disto, ao comprar microchip deverá ser solicitado ao fornecedor o envio do formulário para cadastro, o qual está disponível para downloados neste site.

Jamais utilize Microchip, formulário e etiquetas fora do padrão internacional.

O SIRAA sugere o uso do Microchip Partners (www.microchip-partners.com) pois é oficial em vários países e usado na Europa onde o uso de Microchip é obrigatório em vários casos. O Microchip Partners para uso em animais foi testado e aprovado por vários órgãos de pesquisas no mundo inteiro e adotado como oficial em vários casos.

Fica claro que, apesar da Partners ser a fornecedora de Microchip, os proprietários dos animais são livres para adiquirirem Microchip de qualquer outra empresa fornecedora do produto, desde que estejam rigorosamente dentro das normas internacionais e padrões estabelecidos.