Regulamento

Este banco de dados tem finalidade de cadastro de Animais e seus tutores, veterinários, criadores, Entidades protetoras de Animais, Governo, como Prefeituras, etc. É utilizado em muitos paises como oficial da América Latina. Se um animail se perder, for roubado ou levado a um local que tenha o leitor de Microchip, o Tutor será imediatamente localizado e o animal devoldido. É bastante usado tmabém na questão da posse responsável. Os profissionais que tenham interersse em fazer os cadastros (Kenneis Clubes, Criadores, Veterinários, Prefeituras, Entidades Protetora de Animais, etc..) devem solicitar seu cadastramento através do menu do site, clicando em solicitar cadastro. Se necessário, no Brasil poderá entrar em contato através do e-mail para siraa@siraa.org. O atendiemnto pode ser nos idiomas Inglês, Espanhol ou Português.

É necessário efetuar o cadastro do animal no banco de dados, como também cadastrar o Tutor/responsável.

Os interessados, após aprovação através de consulta nos órgãos competentes do País do solicitante, receberão Login e senha para efetuar o acesso ao banco de dados.

Este Banco de dados é Oficial em Vários países e será obrigatório para os aniamis que serão enviados à Europa.

Este sistema não tem custo, seja para veterinários, criadores, prefeituras, entidades protetora de animais, Kenneis Clubes ou qualquer interessado.

Padrão do Microchip, etiquetas, embalagem e formulário para cadastro: O Microchip a ser implantado nos animais deverá estar de acordo com as normas internacionais ISO11784, ISO11785, comprovar possuir camada de substância ou produto antimigratório e deverá ser enviado esterilizado, embalado individualmente, acompanhado de 6 (seis) etiquetas adesivas com o código do Microchip e um código de barras padrão Code39 também referente a sua numeração e poderá ser adquirido de qualquer fornecedor. O registro deverá ser efetuado no banco de dados odo Sistema de Identificação e Registro de Animais da América Larina. Além disto, ao comprar microchip deverá ser solicitado ao fornecedor o envio do formulário para cadastro, o qual está disponível para downloados neste site.

Jamais utilize Microchip, formulário e etiquetas fora do padrão internacional.

O SIRAA sugere o uso do Microchip Partners (www.microchip-partners.com) pois é oficial em vários países e usado na Europa onde o uso de Microchip é obrigatório em vários casos.

Fica claro que, apesar da indicação, os proprietários dos animais são livres para adiquirirem Microchip de qualquer outra empresa fornecedora do produto, analisando se está rigorosamente dentro das normas internacionais e padrões estabelecidos.


01) O que é transponder (Microchip)? Como ele é? Quais suas características principais?
R: Conhecido popularmente como Microchip, é um micro-circuito eletrônico constituído de um código exclusivo e inalterável, encapsulado em biovidro cirúrgico e, no caso do Microchip Partners, revestido de substância biocompatível antimigratória para uso em animais.

02) Por que adotar microchip para identificação dos animais?
R: O microchip é um método de identificação seguro, inviolável e permanente que garante a identificação do animal, além de facilitar o trabalho do criador evitando confusões entre ninhadas, facilitar a vida do veterinário podendo ter acesso aos dados do animal na internet, facilitar o resgate do cão caso ele se perca ou seja roubado entre outras centenas de vantagens. O microchip serve como um atestado de que um determinado cão seja mesmo o cão em questão. Em vários Países é obrigatório o uso deste método para identificar todos os animais de estimação/companhia, inclusive cavalos. É uma tendência natural que só traz benefícios ao segmento e à população em geral. É obrigatório em vários países.

03) Qual o tamanho ideal do microchip para uso em cães?
R: O padrão internacional é do tamanho aproximado de um grão de arroz, medindo 12mm x 2mm. Existem outros tamnahos, mas este é o indicado.

04) Qual é a durabilidade do microchip?
R: O microchip não possui bateria e fica inativo a maior parte do tempo, sendo energizado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Após a aplicação, permanece com o animal por toda sua vida. Fornece seu número exclusivo toda vez que for "scaneado" pela leitora, enviando seu código que é mostrado no visor desta, sendo possível o envio da informação para um computador. Como o microchip não contém bateria, não há nada para se desgastar. Sua durabilidade é o tempo em que o biovidro demora em se decompor, ou seja, mais de 100 anos.

05) Por que usar somente microchip e leitoras dentro das normas internacionais ISO11784 e ISO11785?
R: Estas normas internacionais foram desenvolvidas para regulamentar o uso de microchip em animais, determinando o tipo, controlando a numeração exclusiva do microchip e para possibilitar que o animal seja identificado em qualquer lugar do mundo através da leitura do microchip por qualquer leitora dentro das normas.

06) Como é feita a aplicação do microchip no animal?
R: Seu pequeno tamanho e forma permitem que sejam injetados no animal com uma seringa especial parecido aos aplicadores de vacinas, sendo a aplicação indolor. Resumidamente, os passos para implantação são os seguintes: 1. Scaneie o animal para checar se não há nenhum microchip já implantado; 2. Scaneie o microchip para verificar se o número está correto; 3. O microchip deve ser aplicado no dorso entre as escápulas; 4. Use a mão para sentir o local da implantação; 5. Desinfete a pele no local de implantação usando algodão saturado em álcool; 6. Com uma das mãos, levante a pele do animal no local da implantação; 7. Insira a agulha a um anglo de 45°C com o êmbolo da seringa para cima; 8. Rapidamente, empurre até o final o êmbolo da seringa e retire a agulha; 9. Scaneie a área para assegurar que o microchip pode ser lido.

07) Quem poderá fazer a aplicação do Microchip?
R: A aplicação do microchip deve ser feita exclusivamente por Médico Veterinário devidamente cadastrado no SIRAA.

08) A aplicação de microchip fere o animal?
R: Embora a agulha do aplicador de microchip tenha o diâmetro um pouco maior do que uma agulha de aplicador de vacina, os animais reagem da MESMA maneira, sendo o procedimento indolor. O microchip é completamente biocompatível e inofensivo à saúde do animal.

09) O animal deve ser sedado para receber o microchip?
R: Não! Injetar microchip é um procedimento igual a aplicação de uma injeção comum. Anestesiar o animal não é requerido e não é recomendado.

10) É possível que o animal seja alérgico ao microchip?
R: O microchip é inerte, liso e biocompativel. Não há virtualmente nenhuma possibilidade de desenvolver processo alérgico ou de rejeição do microchip após corretamente injetado no animal.

11) O microchip pode mover-se dentro do corpo do animal?
R: Quando implantado corretamente e se utilizado microchip com produto de camada antimigratória, uma pequena camada de tecido conexivo se forma em torno do microchip, impedindo a migração do mesmo.

12) Qual é a melhor idade para aplicar o microchip em cães?
R: A aplicação pode ser feita já no 10º dia de vida, mas em regra geral é aplicado juntamente com a terceira dose da vacina Múltipla, ou seja, aos 3 meses de idade.

13) Será necessário aplicar outro microchip nos cães que já possuem microchip?
R: Nâo ! Mesmo que o animal esteja com microchip fora das normas internacionais, não será necessário aplicar outro microchip. Assim como em outros Países, o proprietário do animal deverá fornecer uma leitora que leia o microchip implantando no animal, sempre que solicitado.

14) É possível cadastrar no banco de dados SIRAA, oficial da América latina, animais que já possuem microchip? É permitida a entrada no sistema de animais que nasceram antes da data da obrigatoriedade?
R: Sim. Não só é permitido como é recomendado. Qualquer animal com registro oficial pode entrar no cadastro e ser identificado com microchip.

15) Onde é possível encontrar mais informações sobre a tecnologia?
R: Em vários sites na internet é possível encontrar informações interessantes sobre a tecnologia e seu uso no Brasil e no mundo. Basta entrar em algum site de busca e procurar por “microchip animal”, por exemplo. Também é possível sanar dúvidas, tanto em relação à tecnologia como da obrigatoriedade em animais cães no Brasil visitando o site (www.identificacao.org ), onde inclusive há vários arquivos para downloads.

16) Por que a Tecnologia Microchip Partners foi adotada como oficial em vários Paises?
Dentre várias empresas do segmento que atuam no mercado mundial, a PARTNERS é a que oferece a solução adequada às necessidades de cada País ou entidade. Além disto, disponibiliza Microchip de alta tecnologia totalmente dentro das normas internacionais e com produtos antimigratórios comprovados. Para maiores informações, visite o site microchip-partners.com